sábado, 4 de junho de 2011

Fruta do conde, caqui, jerimum... ♪

Com vcs, meu Capelen virtual! =D







Olá, pessoal!! Estou estreando o blog - e emocionadíssima por ter conseguido me tornar uma colaboradora! rs Não sei se vcs fazem alguma divisão sobre o que postar aqui, mas vou falar um pouco sobre a aula do Sérgio, que foi uma sensação, não é verdade? Estou com a música dos "capelens" na minha cabeça até agora...






Começamos o nosso encontro produzindo sons com o nosso próprio corpo! Batidas com as mãos nos nossos joelhos intercaladas com palmas ritmavam os seguintes versos:




"Fruta do conde, caqui, jerimum

Água da fonte, ipê, urucum

Eu sou a Déborah e eu gosto de dormir!"



Confesso que não lembro com riqueza cronológica de todas as atividades, mas relato as que de imediato me vêm à cabeça! Meninas, por favor, completem! Lemos a história "Acra de Eon", que recontava a história da Arca de Noé com muitas peculiaridades. E adivinhem! Aprendemos outra música:


"Lá vem o crocodilo e o orangotango

As duas serpentinhas e a águia real!

O gato, o rato, o elefante, não falta ninguém!

Só não se vê os dois capelens!"



Logo após, fizemos nossos próprios Capelens: os fãs de chocolate, os que voavam, os que eram anéis de dedo, os que não gostavam de insetos... Até imitamos como estátua nossos capelens!


E pasmem!!! Descobrimos que existem um monte de capelens espalhados por aí! Nós que não sabíamos enxergar! Mais uma dica...





Aaaah... eu tinha esquecido o quanto era bom ouvir histórias... Tão bom quanto contar é ouvir! Ouvir com os ouvidos e com os olhos tb, pq não? Sérgio nos mostrou outras formas de contar histórias: contadas e cantadas! Usou dois livros:



- O macaco e a velha (alguém lembra o nome do autor?) cd: Disquinhos Coloridos


- Bom dia, todas as cores! (Ruth Rocha) cd: Mil pássaros


Sérgio tb nos mostrou algumas brincadeiras... as do tatu! Mas, morreeeendo de vergonha, assumo que esqueci a letra e não anotei! Quem pode me ajudar?



O relato completo deixo pra Junca que ficou responsável pelo Diário de Bordo! Espero ter ajudado um pouquinho, Junca!


Beijos, meninas!


Déh =)

















7 comentários:

  1. OI Deborah, você contribuiu e muito!!!
    A coleção Disquinho foi criada pelo Braguinha. Fez uma adaptação dos contos populares...
    Um beijo, Cacá

    ResponderExcluir
  2. Oi Déh, me ajudou muito!!!!
    A versão que ele nos mostrou foi essa:
    O macaco e a velha.
    Recontado por: João de Barro (Braguinha)
    Coleção Clássicos Infantis.
    Editora Moderna

    Música do Tatu:
    Chovendo o tatu se esconde
    Para não se molhar
    Mas quando o sol aparece
    Ele sai para brincar
    Pula pra cá, pula prá lá
    Pula pra cá, pula prá lá
    Vai pulando vai pulando
    Vai pulando sem parar
    Vai pulando vai pulando
    Vai pulando até cansar.

    Lá vem a chuva!

    Dinâmica: em roda todos cantam a música.Uma criança é escolhido para entrar na roda cantando com os demais, ao terminar a música pula e escolhe outra pessoa. Essa passa por debaixo de suas pernas até a última escolhida formando um túnel, a toca do tatu.
    Essa interação é maravilhosa!!!!

    Um beijão da Junca!

    ResponderExcluir
  3. Gente , quem lembra do início desta música, a da piaba? Podem me ajudar?
    .........................
    .........................
    Dar um pulinho pra frente
    Dar um pulinho para trás
    Um remelexo no corpo
    E um abraço no outro.

    ResponderExcluir
  4. Meninas, me mandem por e-mail todas as fotos da aula do Sérgio para enriquecer o relato do nosso diário de bordo. Estou caprichando...afinal ainda estou de férias e já beijei muito o papito,rsrsrsrsr

    Déh adorei o seu capelem virtual, lindo!!!!

    ResponderExcluir
  5. Estou fazendo o maior mistério aqui em casa sobre o Capelen, as meninas e o marido querem saber quem é ele.
    Só vou desvendar no dia do niver da Nina.

    Junca vou enviar as fotos para você.

    Beijim

    ResponderExcluir
  6. Já estão postadas, obrigada amiga pela contribuição!!!

    beijos da Junca

    ResponderExcluir
  7. Ah! A Angela me ajudou contribuindo com o início da música da piaba, obrigada minha linda!Ela filmou tudo!!!
    Segue:

    Sai sai sai oh piaba
    Saia da lagoa
    Sai sai sai oh piaba
    Saia da lagoa

    Dá um pulinho pra frente
    Dá um pulinho pra trás

    Um remelexo no corpo
    E um abraço no outro.


    beijos da Junca

    ResponderExcluir