domingo, 29 de agosto de 2010

Quando escutamos e fomos escutados

Nosso terceiro dia de curso foi todo preenchido de sons.
Cláudia nos recebeu jogando bolinhas, ao som de "Oba!", para cada um. Em seguida recebemos e fizemos massagem nas costas de nossas duplas com bolinha.
Cantamos "Bom dia!" desejando um dia especial, alegre, leve, leve ao quadrado, criativo, divertido, etc para todos.
"A Bolinha virou laranja" e cantamos em RODA a música:

"Laranja madura, que cor tem ela. Ela é verde e amarela. E agora a (nome de alguém) está de frente pra ela. Ela é verde amarela."

Nosso próximo passo foi deitar, fechar os olhos e ouvir todos os sons possíveis, audíveis que preenchiam o TEAR e suas proximidades. Ao sentarmos em RODA, cada um reproduziu o som que ouviu. Das bocas de todos os participantes ouvimos: toc toc, psiiiiiiiiiiiii, fungadas, atchim, estalos de língua, piu piu piuuuu, tsssssssssssss, etc. As risadas ganharam o momento.
Nos dividimos em duos e trios, sorteamos cartas com imagens de situações ou objetos que emitiam sons.
Organizamos uma frase de sons para apresentarmos ao grupão. Aprendemos que, assim, introduzimos no vocabulário infantil a primeira noção da escrita. Cada grupo teve sua característica na hora da apresentação. Uns mais desinibidos, cantando "Sozinho" do Caetano Veloso, arrastando-se no chão para imitar uma lesma; outros ficando em silêncio para imitar uma tartaruga, ou rindo como um bebê sapeca; outros rememorando o barulho do mar; outros apitando cartão vermelho; ou silenciosamente uma torneira pingando.

Tivemos uma conversa que nos despertou para a diferença entre OUVIR e ESCUTAR. Será que nós escutamos realmente os outros e o mundo. Será que nos escutam? Como é importante aprendermos a escutar o outro, não somente com os ouvidos, mas com o corpo todo. Principalmente trabalhando com crianças, como é importante cuidarmos do que e como falamos com elas e as escutarmos.

Hora do recreio! Lanchamos todos juntos em volta da mesa da cozinha.

Cláudia nos chamava de volta para cantarmos a música "Meu boizinho" do grupo Olá, quando marcamos o ritmo com palmas e pés.
De uma bolsa, estilo Marry Poppins, sairam diversos instrumentos feitos de madeira, panos e lenços mis e diversas sucatas. Nossos olhos iam se enchendo de vontade de pegar e tocar em tudo, enquando a Cláudia arrumava tudo. Quando ela terminou de arrumar, olhou para a gente, esperando que avançássemos nos instrumentos. Timidamente perguntamos: "Podemos mexer?" Ela respondeu: "Claro!!!!". Voltamos a ser crianças ao experimentarmos todos os panos como roupa, tocarmos em todos os instrumentos e sucatas. Eis que aparece na nossa sala uma surpresa, um presente. Luisa, uma bebê muito linda, chegou com sua mãe para fazer parte da nossa bagunça.
Durante a apresentação dos instrumentos, Cláudia chamou a Luisa para mostrar como que podemos usar a Kalimba, encostando na barriga dela e tocando. Luisa se mostrou muito satisfeita com a vibração que sentia em sua barriga. E nós, babamos muito.

Nossa tarefa seguinte foi criar um final artístico, utilizando os instrumentos, panos e sucatas para o final da música "Tó-toque-toque!" do grupo Olá!. Alguém batia na janelinha da casinha. Cada grupo deveria inventar quem bateria na janelinha. Todos os grupos acabaram interpretando a música toda:
"E banco virou janela e a chuva choveu forte nela. Lenços viraram vento, da sucata fez-se instrumento"
E mais uma vez nos divertimos muito, criando e re-criando.

Ouvimos mais uma música, desta vez tocada no violão pela Cláudia.
"Dia diferente" também do Grupo Olá.
Nossa tarefa era criar duas estrofes para a música, com base em tudo que haviamos visto no dia.
O resultado foi:
"Aconteceu minha gente
um dia bem diferente
Aconteceu minha gente
um dia bem diferente

Bolinha virou laranja
e um bom dia surgiu no TEAR
A Cláudia viajou com a gente
e juntos pudemos criar

Aconteceu minha gente
um dia bem diferente
Aconteceu minha gente
um dia bem diferente

E banco virou janela
e a chuva choveu forte nela
Lenços viraram vento
da sucata fez-se instrumento


Aconteceu minha gente
um dia bem diferente
Aconteceu minha gente
um dia bem diferente

Você precisava ver
Esse dia diferente
O biscoito virou bicho
e o trenzinho
virou gente, gente, gente, gente... tch tch tch tch tch...."

Conversamos e lemos um pedaço do texto "A brincadeira como encontro de todas as artes" de Maria Teresa Jaguaribe de Moura e, felizes, nos despedimos, ansiando pelo próximo encontro!

12 comentários:

  1. Que texto bacana Rosana! Adorei o estilo Mary Poppins, ri muito! Vc conseguiu fazer uma bela síntese. Agora só faltam as fotos, né? Estou curiosa. Lívia, cadê vc?
    Um beijo no coração de todas e todo.

    ResponderExcluir
  2. Que delícia poder acompanhar o curso por aqui!
    Vontade de estar com vocês em todas as aulas!
    Beijos, Cacá

    ResponderExcluir
  3. Esse texto tem gosto de quero mais...rsrs..Vontade de ver a semana passar rapidinho pra estar no Tear de novo...
    muitos beijos pra vcs

    ResponderExcluir
  4. Rosana, ficou ótimo o texto! Deu pra lembrar de tudinho que aconteceu!
    Ah! Na letra da música que criamos vc deve ter confundido na hora de digitar, no verso "juntou pudemos criar". Seria no lugar de "juntou" a palavra "juntos", certo? Como sou meio desajeitada com as tecnologias, não sei se eu poderia mexer no seu texto pra consertar.
    É isso! Assim como a Tati, quero logo que chegue sábado!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. "Bom dia, bom dia, é muito bom te ver. Bom dia, bom dia, pra mim e pra você. Que seja um lindo dia, cheio de alegria, bom dia, bom dia,..."
    Gente, como acaba a música? Ta certo o que escrevi? Eu acho que não, hehe...

    ResponderExcluir
  6. O texto ficou ótimo, deu até vontade de fazer tudo de novo rsrsrs!
    Grande beijo para todos!!!!

    ResponderExcluir
  7. "Bom dia, bom dia, bom dia pra você. Bom dia, bom dia, é muito bom te ver. Que seja um lindo dia, cheio de alegria! Bom dia, bom dia, bom dia pra você"

    Já corrigi, Clarissa!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Gente< onde estão as fotos? Lívia , o que houve? Estou louca pra ver as fotos. Vc não está conseguindo postar?Bjs, Cláudia Leão

    ResponderExcluir
  9. Oi turma! Não estou conseguindo postar! Por favor, me ajudem!

    ResponderExcluir
  10. Pessoal,só quem postou é que pode editar os textos acrescentando as fotos,além do administrador,no caso a Cacá...Tentei editar e o blogger nao permitiu..O que podemos fazer é criar uma nova postagem com as fotos..Aí qq um pode fazer..Livia,se vc quiser assim pode mandar pra mim que eu posto(tatunha@yahoo.com)..beijos pra todas

    ResponderExcluir
  11. Esse blog está bombando! Estou curiosa para conhecer a turma! Está chegando o dia.
    Beijos,
    Caína

    ResponderExcluir
  12. Aconteceu minha gente
    um dia bem diferente...
    Beijos!!!

    ResponderExcluir