segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PALAVRA

25/9/10-                                 OLÁAA


                  Aprendemos muito, pode parecer pouco, mas a palavra é poderosa, com ela podemos brincar, criar, nos desenvolver, e nos divertir. Foi um pouco de cada uma dessas coisas que fizemos hoje.
 
A  P a l a v r a Mágica 
Certa palavra dorme na sombra
de um livro raro.
Como desencantá-la?
É a senha da vida
a senha do mundo.
Vou procurá-la.

Vou procurá-la a vida inteira
no mundo todo.
Se tarda o encontro, se não a encontro,
não desanimo,
procuro sempre.

Procuro sempre, e minha procura
ficará sendo
minha palavra.


Carlos Drummond de Andrade, in 'Discurso da Primavera'
Primeiramente, fizemos uma brincadeira de integração, na qual utilizamos nossos sentidos para nos reconhecer. 
            Depois, a Caína pediu entramos na sala, e lá ouvimos história em CD. A história do patinho feio.
Eu fiquei super encantada, tentei até me lembrar da última vez que ouvi uma história assim, mas não consegui.
Foi algo encantador. Adoro histórias. 
Partilhamos momentos engraçados e recordados da infância. Histórias que os pais contavam, que nós contávamos e que familiares contaram. 
Aí aí, ô papo gostoso de ouvir e falar, 
afinal não há nada melhor que a imaginação da criança 
e a palavra na imaginação.

Recebemos em nosso curso, uma Vovó muito simpática, meio esquecida, mas uma boa senhora.Ela é Avó da Caína e feio nos contar a história da Rapunzel! Nessa história, uma princesa presa por uma bruxa em uma torre, é salva por um belo rapaz.


    FANTASIA... ô coisa boa! é triste que os adultos tenham que parar de fantasiar... Pelo menos não utilizamos tanto a nossa imaginação... deixamos muitas fantasias na infância... E isso é algo tão triste, porque parar de fantasiar, de brincar,se é tão bom?
    Por isso, aproveito para brincar com as minhas crianças, é o único espaço que tenho nesse mundo para brincar,sem parecer que estou fazendo algo sem "sentido"

                     Continuamos nos sensibilizando com tantas magias das palavras.....
 Até que a Caína, nos contou que nos levaria para o "CASSINO CALNDESTINO"... Nossa, adorei o "clandestino".... E fomos! Lá tinham vários jogos... o DRAMA.... hahaha e ainda o da "MADAME CÁ" onde poderíamos ter perguntas respondidas através das cartas. Nem preciso falar o quanto me diverti. ADOREI! 

                    E o que eu mais gosto de aprender nesse curso não são as técnicas... mas o simples fato que eu preciso aprender todos os dias a voltar a ser criança... A brincar, e saber brincar com a palavra, nas histórias, nas músicas...a fantasiar, a ser criativa como uma criança...


SAUDADES!

Aqui vai, mais uma faísca para incendiar a nossa imaginação, ASSISTAM:

http://www.youtube.com/watch?v=9hs4m2fUGk4


Juliana Bonnet

5 comentários:

  1. ahh,,, quero mudar o visual do blog, mas não dá com meu email. Eu só tenho permissão para postar e mais nada....

    olhem o blog das minhas turmas na uerj:
    www.danceuerj.blogspot.com


    Quero inovar o nosso blog, me ajudem aí! =**

    ResponderExcluir
  2. Ahh, eu adoro o visual do nosso blog...É simples, mas bonito!
    Valeu pelo post, Ju.
    A foto da Rapunzel ta linda!

    Bjos pessoal!

    ResponderExcluir
  3. Juliana fez uma síntese escrita e, ao mesmo tempo, estética! Ficou linda! Adorei! Vou ver se depois completo aqui com a história de "Albert, o valente".Ficou muito boa!
    Beijos a todos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua síntese estética-escrita!
    Agora... artes visuais!
    Beijos,
    Cacá

    ResponderExcluir